A Terra não é apenas um planeta do sistema solar é o espaço onde nascemos, vivemos e morremos, é o único planeta no sistema solar com os quatro elementos naturais e essenciais na nossa existência. A terra e nós estamos mais do que simplesmente ligados, nós fazemos parte da terra assim como ela faz parte de nós. A terra normalmente é vista como feminina, a grande mãe, ao cuidar da fertilidade, criatividade infinita ou longevidade. Quando justaposta com os céus, ela representa a matéria, enquanto o paraíso representa o espírito. Como um dos quatro elementos, a terra pode ser chão, estabilidade, a fundação para a vida e natureza. É representada por um cubo ou quadrado com as cores castanho, preto ou amarelo.
Como o terceiro planeta a partir do sol ela tem o símbolo de um círculo com uma cruz dentro e pode representar o berço da humanidade, lar ou o lugar de origem. Junto com o inferno pode conotar o grande fim da vida material, mas pode também sem a mantenedora de tudo. As gerações contínuas na terra nos dá a sensação de eternidade. O homem terreno possui diferentes qualidades e pode incorporar sabedoria, brandura "Abençoado sejam os humildes pois eles herdarão a terra" - faltas humanas perdoáveis e praticidades. Como ciclo da vida de um homem ela representa o nascimento, maturidade, decadência e morte.
Sonhar que está coberto de terra indica que você é parte de um projecto, que você tem uma missão a cumprir. Se a terra é árida e seca, seu sonho indicar que você deve por um pouco mais de entusiasmo nas coisas, que lhe falta forças. Uma outra possibilidade, é que esteja suja e cheia de desperdícios, indicando que você está em um erro e que utiliza recursos equivocados escasseando o que tem a seu redor.
Na Esotérica a terra é um dos quatro elementos que regem o planeta (Terra, Água, Fogo, e Ar). É o elemento dos signos Touro, Virgem e Capricórnio. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para baixo, cortado por um traço na horizontal.
Religião e filosofia é considerada um símbolo sagrado na maioria das religiões,
incluindo o Hinduísmo e religiões pagãs e neopagãs. Segundo algumas crenças, acredita-se que a terra tenha alguns poderes especiais. A terra é um dos tatwas (5 elementos básicos da natureza). Na religião Wicca a terra é tida como um dos símbolos da Grande Deusa, assim como o pentagrama e o sal.
Nas religiões
neopagãs, como é o caso do Druidismo, da Wicca e da Asatrú também existe a
crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: o Fogo, a Água, o Ar, a Terra e Akasha (a manifestação da energia divina).
No Paganismo
A terra corresponde ao tattwa Prithivi, e é simbolizada pelo quadrado
amarelo. Segundo a mitologia pagã, o elemento terra
foi o último dos elementos a se formar, pois pela sua principal característica, a solidificação, ela integra em si o fogo, a água e o ar. Foi essa característica, segundo a crença pagã, que conferiu uma forma concreta aos outros três elementos. Assim, ao ser criado, criou-se também o limite (entenda-se as leis) do espaço, das dimensões, do peso, e do tempo.
Elementais da terra
Elemental é o nome esotérico dado aos espíritos existente na natureza, também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais da terra, que segundo a crença pagã seriam capazes de controlar os elemento terra e o representar, estão:
Gnomos, Duendes, Ninfas, Dríades, Anões mitológicos, Faunos e todos os seres ligados à terra e a vegetação.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Terra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário