terça-feira, 25 de novembro de 2008

O Dia da terra


O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

O dia da Terra não é só dia da terra, mas da água, dos seres vivos que aqui habitam, o dia da Terra deve ser um importante tempo de reflexão. Reflexão de como temos nos comportado, como seres inteligentes que somos, para uma proposta real de planejamento presente e futuro para os que aqui dividem esse espaço.Reflexão de como temos agido em relação aos conhecimentos científicos que já existem e que alardam sobre os perigos a que estamos submetendo nosso planeta e a sobrevivência de diversas pessoas.Reflexão de como temos feito nossa parte, de como temos reciclado nosso lixo, reduzido nosso consumo e reutilizado o que parece muitas vezes não ter mais utilidade.Reflexão de como temos instruído e informado pessoas sobre como ser mais ativo e atuante, realizando mudanças reais no nosso estilo de vida.Reflexão de como temos sido parte dessa Terra, nossa Gaia.
Que o dia da Terra sirva como marco de um novo pensamento, mais moderno, mais humano, mais real, mais tecnológico. Que seja o marco de uma vida mais simples, mais tranquila, mais consciente. Mas que também seja o marco do menos. Menos egoísmo, menos consumo, menos poluição.

Sem comentários: